quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Fé ou cegueira?

Boa noite!

Eu estava lendo agora pouco um texto em que haviam duas pessoas resolvendo uma questão. Era de suma importância, tanto para um, quanto para o outro. O caso é o seguinte:

Um jovem deu entrada no hospital com fortes dores abdominais, e teria que operar imediatamente. Seria feita uma transfusão de sangue e a cirurgia teria que ser efetuada o quanto antes. Mas tinha um porém ... O rapaz era menor de idade e teria que existir a autorização de um dos pais ou do juiz para efetuar tal operação. Como um pedido para o juiz estava fora de cogitação segundo às circunstâncias, só restava o pai do paciente que estava irredutível na sala de espera:

"Sou testemunha de Jeová e Deus vai curar meu filho, não vai deixar de ampará-lo nesse momento! - Meu filho não pode ser maculado com o sangue de terceiros e eu jamais darei permissão para que seja feita tal loucura."

Bom ... eu não preciso explicar agora o motivo que me fez colocar o título do post.
Eu não tenho qualquer pretensão de ofender a religião citada e nem a nenhuma outra, mas não posso crer que exista tamanha ignorância. Afinal, Deus é a força vital para as pessoas credoras, mas das dores do mundo quem cuida são os médicos. E por mais que existam casos em que a fé curou enfermos inoperáveis ou doentes terminais sem a menor explicação plausível, não podemos ficar à mercê desses "milagres". Se assim fosse não precisaríamos mais formar médicos!

Mas continuando ... A médica insistiu com o pai do jovem o tanto que pôde. E ele continuava irredutível. Ela então tomou uma decisão: Voltou para a sala em que se encontrava o paciente e disse a todos os assistentes que havia conseguido a autorização para a cirurgia. Correram para a sala de operação e 2 horas depois o rapaz estava fora de risco. O pai ficou zangado, gritou, esperneou, ameaçou a médica e humilhou-a o tanto que pôde. Fato que não esclareci logo no início do post, o pai era um dos "grandes" de sua religião. E feito tudo que podia lançou a seguinte pergunta para a doutora:

"E agora, o que vai me acontecer? - Como vou me explicar pra eles?"

Preciso dizer mais alguma? Estejam livres para refletir sobre o assunto.

Forte abraço a todos!

Um comentário:

  1. Estava pensando sobre isso um dia desses...
    ja sabia sobre essa bobeira de naum permitir fazer transfusão de sangue..
    o.O
    eu que quero fazer medicina fiko pensando oq eu vou fazer?! naum sei se conseguiria deixar alguem morrer por causa disso...
    é foda..

    ResponderExcluir